quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Vendendo comida com arte e glamour / Selling food with art and glamour




Feliz ano novo a todos os leitores do Trade & Marketing e...

Bon appétit! Pois o Blog Trade & Marketing vai começar o ano falando sobre comida, ou melhor, arte....Ou melhor ainda, os dois!

A França é altamente conhecida pela alta gastronomia e outros produtos como o vinho, o foie gras e queijos. Mas o que se descobre ao visitar lojas finas e supermercados franceses é que os chefs franceses também sabem ganhar os clientes com a arte.

Em boutiques como a Fauchon e Heriard, as famosas bombas de chocolate chamadas por lá de "eclair" recebem de apliques a pó dourado comestível para encantar os olhos mais refinados. Frutas como mangosteen e pitaya são trazidas dos países mais longuínquos e expostos como verdadeiras obras de arte. Sem falar em peças de queijo e presuntos que são adornadas e posicionadas de forma a "glamourificar" as iguarias. Imaginem vocês o famoso sanduíche de mortadela do mercado municipal de São Paulo servido em uma bandeja de madeira certificada com um guardanapo de algodão egípcio.
Pois é mais ou menos assim que se trata a comida aqui algumas vezes.
Agora o preço, não é de se estranhar, também vai para o padrão de obras de arte como Chagall,Van Gogh e Monet. Uma caixinha com 8 mini macarrons(um doce local parecido com bolacha recheada) que custaria em torno de 6 euros em uma loja convencional(patisseries ou padarias) passa a custar mais de 18 euros em lojas desse gabarito.

Mas a verdade é que as pessoas, principalmente turistas, não resistem e levam desde tabletes de açucar em formatos bizarros até caviar russo aos preços mais variados e salgados possível.

As fotos acima foram tiradas na Fauchon na Place de la Madeleine em Paris e revelam a criatividades dos "artistas" da cozinha franceses onde bolos e doces têm cara de obras design e arte.
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Happy new year for our readers and...

Bon appétit! The the Blog Trade & Marketing will begin the year talking about food anda art. Or Both!!!

France is very well-known by the high gastronomy and other products like wine, foie gras and cheese. But what we discover when visiting fine stores and french supermarkets is that the French chefs also know how to attract clients with art.

In boutiques like Fauchon and Heriard, the famous Eclaires receive applications and edible golden powder to flirt with the eyes of the customers. Fruits like Vietnamese pitaya or Indonesian mangosteen are brought from the furthest places ans placed like art objects. Cheese and ham are prepared and exposed in such a glorified space that they seem like rock stars.
And the prices, we couldn't expect differently, go to a Chagall,Van Gogh or Monet as well. A box with 6 mini-macarrons that would cost around 6 euros in an average store(patisseries/bakeries) start to cost 18 euros in boutiques like these ones.

But the truth is that people,mainly tourists, don't resist and buy from bizarre sugar tablets to russian caviar at the most variable and "salty" prices.

The pictures above were taken in Fauchon at Place de la Madeleine in Paris and reveal the creativity of the french kitchen "artists" where cakes and candies look like design and art masterpieces.

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