sábado, 24 de outubro de 2009
Paradoxo no varejo/Retail Paradox
Hoje o post é curto mas uma lição de estratégia na vida real.
Saber qual a escolha correta é impossível, só vamos saber nos próximos anos a que deu melhor resultado.
No caderno de economia dos principais jornais franceses o assunto nas 2 últimas semanas foram os seguintes:
-A movimentação do Carrefour em se desfazer suas operações em países em desenvolvimento (fechou sua única loja na Rússia e anda negociando as operações brasileira e chinesa), mesmo que desmentindo o fato. A idéia é se concentrar na Europa para evitar a tendência de queda de parte do mercado já que o gupo não consegue atender o consumidor que evita frequentar os hipermercados do grupo para comprar nos mercados de bairro, o canal proximidade.
O Brasil representa 7% do lucro e 8,5% da receita do Carrefour no mundo segundo dados veiculados na imprensa.
-O grupo Casino(acionista do grupo Pão de Açúcar) anunciou a aceleração do investimento nos países em desenvolvimento nos quais tem operações, principalmente o Brasil. Ao contrário do Carrefour, o grupo Casino atende muito bem os clientes franceses com suas bandeiras Vival e Petit Casino do canal proximidade, com sortimento e espaço reduzidos mas preços mais salgados que devem gerar mais margem por sua negociação de volume com fabricantes.
Ou seja, dois gigantes franceses do varejo mundial com estratégias de investimento e até agora apostas de distribuição "diferentes" vão mostrar qual deles fez o melhor movimento nesse tabuleiro de xadrez. Um cheque-mate parece improvável, mas que um dos dois sairá melhor da jogada é certeza.
Fontes: Le Figaro 16 Outubro 2009 - "Carrefour abandonne déjà la Russie"
Le Figaro 20 Outubro 2009 - "Casino cèdeau prix fot sa filiale hollandaise"
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Today's post is short but e real life strategy lesson.
Knowing the best choice is imposible,we will know only in few years now which one delivered better results.
In the main French newspapers, the subject the last 2 weeks were the following:
-Carrefour's movement to give away its operations in developing countries(they closed their only store in Russia and deal the Brazilian and Chinese offices), even if they refuse the fact. The idea is to concentrate in the European market and reverse the tendency of losing share since the group cannot match the customer who doesn't want to visit hypermarkets(group model) and prefer proximity stores, a enormous part of clients.
Brazil represents 7% of profit and 8,5% of revenue of Carrefour Group according to the data revealed in the press.
-Casino Group(Grupo Pão de Açucar investor) announced the acceleration of the investment in developing countries where they have business, mainly in Brazil. The opposite from Carrefour, Casino serves well tha proximity channel with its Petit Casino and Vival flags. These stores are more expensive but they might generate more margin for the group after volume deals.
So, two retail giants with very discrepant investment strategies and until now different distribution bets will show which one made the best move in this chess game. A check-mate looks improbable, but one of them will leave stronger for sure.
Sources: Le Figaro October 16th 2009 -"Carrefour abandonne déjà la Russie"
Le Figaro October 20th 2009 -"Casino cèdeau prix fot sa filiale hollandaise"
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Diferentes estratégias para diferentes públicos e necessidades... Agora é esperar para ver qual tendencia trará um melhor retorno!
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