terça-feira, 6 de outubro de 2009

Self check-out

A discussão sobre self check-outs no Brasil é grande, porém "acadêmica" e até certo ponto pouco prática, ou seja, pouco ou não aplicada.
O debate entre melhorar serviço/experiência de compra com cortar custos de pessoal é, infelizmente, o centro da conversa e não se sai disso para a execução.

Não acredito que uma empresa adotará o self check-out em 100% dos caixas, e nem deve, mas ignorar a tecnologia e a tendência é algo no mínimo "negligente".

Abaixo, você leitor pode encontrar fotos de dois exemplos dessa tecnologia sendo aplicada: uma na loja Decathlon Madeleine e lanchonete Quick Champs Elysée, ambas em Paris.

A primeira(terceira e quarta foto), a abordagem "clássica" de self check-out varejista. E a segunda(primeira e segunda foto) um approch na minha opinião inovador como um "fast lane" dos parques da Disney.

Para quem conhece o Quick, o Mc Donald's belga que expandiu e compete na França, essa loja é abarrotada e a espera na fila chega a durar 20 minutos. Para tentar agilizar o atendimento, a tecnologia foi executada para diminuir o processo de pedido,separação e entrega dos lanches.
A pessoa escolhe na máquina que aproveita e faz uma excelente venda cruzada oferecendo sobremesas em telas pop-up , por exemplo, e paga com o cartão. Efetuado o pagamento, um ticket com um número é emitido e o cliente pode buscar diretamente o lanche num espaço reservado sinalizado. Durante o deslocamento o lanche já está sendo separado por funcionários dedicados à esta seção.
Fácil, prático e ágil. O processo de atedente tirar pedido,cobrar, separar e entregar se reduz a "separar e entregar". Mais eficiencia e economia de tempo pra todos os envolvidos.

Gostaria de saber porque a tecnologia está sendo tão omitida no varejo brasileiro e caso você tenha uma idéia, deixe ela registrada por aqui.
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The discussion about self check-outs in not new in Brazil but very academic and not pratical, thus, not applied. The debate between better service/shopping experience and cost killing/downsizing is,unfortunately, the center of the talk and that's it.No execution.

I don't believe any company will adopt it in 100% of its cashiers, it shouldn't, but ignoring the technology and the tendency is something at least "negligent".

Below, you can find two examples of the technology being applied: in a Decathlon store in Madeleine and Quick fast food at Champs Elysée, both in France.

The first(third and forth pictures) is the classical approach of self check-out in retail and the second(first and second pictures) an innovative way in my opinion like a Disney World "fast lane".

For those who know this Quick store the lines canlast up to 20 minutes. To be more efficient the machines were used to reduce the ordering process.

The person goes to the machine, asks for the food with a very good cross-selling in pop-up windows such as for desserts and pays it. Payment done, a ticket is issued with a number and the customer can go directlly to an especial zone reserved to the online service.During the movement the order is already being prepared by the staff dedicated to the service.
Easy,simple and agile.
The whole procces of getting the order,charging,preparing and delivering is reduced to perpare and deliver. A time saver for everybody.

I would like to know why this technology is being omitted in the Brazilian retail and if you have any clue, please leave it here.




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