quarta-feira, 8 de abril de 2009

Supermercado Drive-Thru! / Drive-thru Supermarket!

Perdão aos não francófonos, mas minhas habilidades linguísticas serão afloradas.
Segue um vídeo em francês sobre o supermercado Chronodrive. Esse supermercado do Grupo Auchan(terceiro maior varejista da França com aproximadamente 12,4% de market share) desenvolveu um novo modelo de negócios,o supermecado drive-thru. Da mesma forma que o cliente pode entrar e efetuar suas compras, o Chronodrive foi concebido para minimizar o custo do tempo, induzindo o cliente a comprar pela internet.

O conceito é simples é interessante: O cliente entra no site do supermercado, escolhe sua lista de compras desde carnes até produtos de higiene (que conta com um sortimento reduzido de 5600 SKUs pela limitação física da loja), passa com o carro na loja, fala sua senha e faz o pagamento. Voilá! Entre 2 e 5 minutos depois(para poder preparar e separar os produtos perecíveis resfriados como iorgurtes,peixes e etc.) a compra está carregada no carro por um funcionário da loja.

"Ah! O Pão de Açúcar Delivery faz tudo isso e ainda entrega na minha casa."
Correto, mas alguém precisará estar em sua casa para receber as mercadorias e existe um taxa de entrega. Além disso, os preços do Pão-de-Açúcar não são dos mais doces. Enquanto isso, o serviço do Chronodrive é gratuito e os preços estão entre os mais competitivos, em torno de 5% menores que os dos concorrentes hipermercados. Não é à toa que 1 entre 4 pessoas nas regiões do supermercado elegeram o Chronodrive como seu primeiro canal de compras.

Agora uma questão para reflexão. Sabendo que as compras por impulso são uma das grandes forças do faturamento do varejo, como manter esse coringa no comércio on-line? Como induzir o cliente a comprar o produto de maior margem? Será que é só colocando-o em primeiro lugar na lista de referências? Aceito sugestões,respostas e novas idéias.

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This is a video talking about the new retail model of Chronodrive thats seems like a Fast food drive thru. It works very easily: You order your list by internet, go to the market, pays it and get it loaded in your trunk.

It's a new model developep by Auchan, third biggest retail group in France with 12,4% of share. They work with a reduced portfolio of 5600 SKU's(a regular supermarket has between 15 ans 45000 SKU's) that means less option for the customer, but even with this weak point they became the first distribution channel for 1 each 4 people that live/work around their stores. The service is free of charge and the products are around 5% cheaper than the concurrence.

The convenience of getting fresh food and saving time/money buying this way are changing the behaviour of the customers.

But since impulse buys are a key factor for supermarkets? How to manage it on internet? How to get people buying high marging products? Is it only putting them in the top of the list for each category? Is it only the site homepage design?

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Fontes/Souces:
-Pôle Marketing-ESC Toulouse
-http://www.dailymotion.com/video/x2ds6w_chronodrive_business

2 comentários:

  1. Vi, merchandising explica o impulso, mesmo que a pessoa esteja no pdv online. O impulso, nesse caso, depende de como as coisas vão ser organizadas naquele site, o layout, as cores e o jeito que um produto linkado ou outro supre não só as necessidades mas também os desejos que são criados em todo mundo quando vamos ao supermercado - aquele lance de ir com fome e gastar mais.
    Achei interessante mas pouco viável pra famílias brasileiras em geral, até porque é um conceito de compra mais moderno. Mesmo assim, parabéns pelo post e bem vindo à vida de blogueiro que já aviso: é viciante.

    Bjos

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  2. Roma,

    Parabéns garoto! Irada a iniciativa... e mandou bem na escolha do tema: muito interessante. Da minha experiência no exterior, posso dizer que por mais que essa prática do video não seja tão viável ao mercado brasileiro, certamente ela será uma tendência global que nosso país passará a absorver.

    Fiquei realmente empolgado com a idéia de um blog.. quem sabe não começo a escrever um!!!

    Sugestão para um próximo tema: merchandising em eventos esportivos exclusivos!

    Abraço.

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